sexta-feira, 27 de março de 2009

Samurai Jack e Ukiyo-e

Ontem estava a navegar pela web e vi um link para um site da Cartoon Network, imediatamente lembrei do tempo em que ficava na casa das minhas tias e assistia ao canal a tarde inteira. Sim amigos, para minha infelicidade, nunca tive tv por assinatura. Então já viu né, ver mais de 3 horas seguidas de desenho desenho desenho, era quase uma overdose para um garoto da minha idade. Lembrei ainda mais de Samurai Jack!

Aí depois desse dia os outros nunca mais foram os mesmos.

Samurai Jack é lindo, os traços são incrivelmente retos e elegantes, os movimentos são quase que quando você brinca com bonequinhos (
Action Figure) sabe? Mas o mais incrível, é que esse tipo de arte lembra muito as pinturas Ukiyo-e, pintura japonesa desenvolvida ao longo do período Edo. É claro que nem é preciso perguntar ao Genndy Tartakovsky (criador da série) se houve ou não mesmo a influência da arte oriental.


Samurai Jack e Ukiyo-e - clara referência


Slaaaaaaaash!

Acho que a grande sacada da série foi exatamente essa mistura. Genndy Tartakovsky, é velho conhecido no mundo cartoon, e produziu outros grandes sucessos, tais como
O Laboratório de Dexter, também com o visual quadradão. Mas Samurai se supera, na minha opinião, e me encanta não só pelo visual, mas também pela mega boga história, daquelas clichês, que a gente nunca se cansa de ver, envolvendo a cultura oriental e o legado dos samurais.



0 comentários: